Artigos - Aprendizado, Conhecimento e Sabedoria

Nunca estivemos tão preocupados com a capacidade de aprender do ser humano. Num mundo globalizado, conhecimento e aprendizado são tão vitais como uma bússola e um cantil de água são para um viajante no deserto.  

Quem entrar neste novo milênio sem suficiente conhecimento técnico e capacidade de aprender vai naufragar de forma mais desastrosa que o Titanic, uma vez que corre o risco de levar consigo toda relacionamentos, família ou empresa. 

O investimento nesta área muitas vezes são elevados. Valem a pena? Quais treinamentos são indicados para mim? Porque a maioria dos treinamentos não estão direcionados para a aplicação imediata dos conteúdos aprendidos?  

O aprendizado, conhecimento e sabedoria serão úteis caso o indivíduo tenha capacitação para aplicá-los na qualidade correta e correto contexto da atividade. (Lefort, R.).  Caso contrário, a tecnologia utilizada é ultrapassada e inútil, ou obsoleta se preferir. 

Em primeiro lugar você precisa saber como aprender. Como reter em sua memória tudo o que você necessita. Você pode tentar adquirir estes conhecimentos através do estudo, observação ou experiência. Temos capacidade de aprender várias coisas, sem nunca nos perguntar como ou porque fazemos o que fazemos. Esta é a diferença entre saber fazer algo e deter seu conhecimento. O primeiro diz respeito aos comportamentos repetitivos. Já o segundo indica que conhecemos as partes do processo, o como se faz. Durante a vida, aprendemos uma porção de informações inúteis. Dados que não utilizamos ou que não tem qualquer utilidade prática para nossa vida.  

Quando conhecemos algo, temos a capacidade compreender o que fazemos. O conhecimento está um passo além da capacidade de aprender. Conhecer também significa re-conhecer. É a habilidade de distinguir e identificar elementos internos e externos em nosso banco de dados, isto é, em nossa memória. É o conhecimento que capacita o ser humano a distinguir, reconhecer, apreciar, julgar, avaliar e até mesmo prever resultados futuros.  

Atualmente existem muitos treinamentos (pessoa e empresarial) preocupados com a aprendizagem e o conhecimento. São cursos que visam instalar novas estratégias de comportamentos e habilidades, provocando resultados quase que imediatos. 

O outro lado da moeda destes sistemas, e que nunca é dito, é que deter o conhecimento e a capacidade de aprender não significa que o indivíduo tenha maturidade para desempenhar tarefas, ou competência para a vida como um todo – muitas vezes fulano é um profissional fantástico, mas um desastre na vida social e afetiva. Sempre lembramos que estas duas etapas, qualquer animal tem capacidade de desempenhar. Nós seres humanos, atingimos em alguns setores do conhecimento e aprendizagem, níveis de complexidade bastante elevados, comparados com outras espécies. O que falta a estas, é a sabedoria que só o ser humano possui. 

Ter sabedoria, mais do que ter um grande conhecimento ou erudição significa prudência, moderação, temperança, sensatez e reflexão. Um indivíduo que tem competência quanto à execução de tarefas, está funcionando muitas vezes no piloto automático. Falta-lhe a sabedoria que propicia um pensamento mais flexível e criativo.



VOLTAR